30/04/2008

Bahia Med School dean blames poor rating on "Bahians' low IQ"

Using arguments reminiscent of the pseudo-scientific racists of the 19th century, the Dean of the Federal University at Bahia (UFBA) School of Medicine, Antonio Natalino Manta Dantas, blamed a poor Ministry of Education rating of his institution on the "low IQ" of Bahians and clearly stated his belief that the South and Central-South of Brazil are more developed due to European and Japanese immigration. Since he was speaking about the state with the largest population of African descent in Brazil, and specifically denigrated the berimbau, an African instrument used primarily in the African-Brazilian cultural expression Capoeira, and an African-Brazilian band, Olodum, one need not be a student of race relations to read between the lines.


Here's an article published on the debacle in Portuguese:


Professor atribui baixa nota do Enade ao "QI dos baianos"
Fabiane Madeira Direto de Salvador
O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antonio Natalino Manta Dantas, atribui ao "baixo QI dos baianos" a nota 2 obtida pelo curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O reitor da universidade convocou o diretor da Faculdade de Medicina para uma reunião e deverá se manifestar hoje à tarde.
» Tom Zé: QI baiano não gera fracasso acadêmico » MEC vai supervisionar 17 cursos de Medicina » Fórum: opine sobre as declarações do professor
"Há uma inferioridade dos alunos baianos em relação aos outros. A prova foi uma mostra disso", disse Dantas, em entrevista à rádio Band News. Para o professor, "o baiano é uma pessoa igual a qualquer outra, mas talvez tenha déficit em relação a outras populações. Não temos aquele desenvolvimento que poderíamos ter. Se comparados com os estados do Sul, vemos que a imigração japonesa, italiana e alemã foram excelentes para o país. Aqui ficamos estagnados". Dantas é baiano e formando na própria UFBA na década de 60.
O professor disse ainda que o sistema de cotas para afro-descendentes pode ter contribuído para o mau desempenho. "A prova foi feita com alunos do primeiro semestre e do último semestre. Pode estar havendo uma contaminação das cotas e influência da transformação curricular nesse resultado".
Ainda na entrevista, Dantas afirmou que a tradicional percussão do Olodum é um "barulho" e que um dos símbolos da Bahia, o berimbau, é um instrumento para pessoas pouco inteligentes. "O berimbau é o tipo de instrumento para o indivíduo que tem poucos neurônios. Ele tem uma corda só e não precisa de muitas combinações musicais", disse.
Procurado pela rádio, o reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, classificou as declarações de Dantas como "racistas e ignorantes". O reitor convocou o diretor da Faculdade de Medicina, José Tavares Carneiro Neto, para uma reunião de emergência na qual deverá pedir providências em relação à postura de Dantas. O reitor, que é favorável às cotas, deve se manifestar à tarde.
O curso de medicina da UFBA será supervisionado pelo MEC, junto com outras 16 instituições que obtiveram notas baixas nas avaliações federais. A faculdade de Medicina da UFBA foi a primeira instalada no País e completou 200 anos recentemente. Entre os formados pela instituição está o falecido senador Antônio Carlos Magalhães.
Redação Terra

No comments: